sustentabilidade

Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras (Dicionário Aurélio).

O modo de vida pós-capitalista levou não apenas o homem, mas também o próprio espaço urbano a degradações.

A partir do momento em que se reconhece que a população está crescendo, é necessário produzir mais alimento, mais combustível e etc. Para que isso ocorra, necessita-se extrair ainda mais matéria prima da natureza porém, este processo vem sendo feito em grandes quantidades e de maneira errada.

A economia mundial está procurando focar no sustentável, devido ao fato de, se a exploração dos recursos naturais permanecer da mesma forma, futuramente a disponibilidade desses será bem menor.

É preciso pensar não somente no meio ambiente, mas também, em todas as esferas em que se abrange. São elas:

• Questão Social: Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.

• Questão Energética: Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.

• Questão Ambiental: Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.

Nosso futuro depende de nossas atitudes hoje. Uma boa ação gera sempre um bom resultado.

Fonte: wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

Leia mais aqui.